Telefones: 3325-3022 / 2432-8351

Publicação

Asma

AsmaA asma é uma doença inflamatória crônica que atinge os pulmões.  Ela geralmente tem início na infância, mas pode ocorrer em qualquer idade.

Desde o nome até o tratamento, muitos são os mitos que a cercam. Por isso, vamos falar sobre alguns aspectos importantes:

1. sem medo do nome: ASMA é o nome correto da doença. Muitas pessoas falam bronquite, bronquite asmática e outras diversas coisas, por medo de falar asma.
  2. o que é? É uma doença crônica, que se caracteriza por episódios recorrentes de tosse, falta de ar e chiado no peito (como se fosse um miado de gato).
  3. mas o que acontece no nosso corpo? O que acontece é que no paciente que tem asma, após um estímulo como frio, exercício ou contato com alérgenos, ocorre uma broncoconstricção, ou seja os brônquios (que são canos que levam o ar até os pulmões) se estreitam, e o ar passa com mais dificuldade.
  4. os remédios viciam? O tratamento é feito preferencialmente com remédios por via inalatória (por nebulização ou dispositivos de sprays ou pó). Esses remédios NÃO viciam!
  5. o corticoide faz mal? Existem 2 vias para se usar corticoide na asma: a via inalatória e a via oral. A via inalatória é usada com muita segurança porque a dose é muito baixa, então o remédio age apenas no pulmão. Já por via oral (comprimidos ou xaropes), eles não devem ser usados por tempo prolongado, pois podem fazer mal sim.
  6. dá problema no coração? Outro tipo de medicação usada são os broncodilatadores, como o famoso Berotec e o Aerolin. Eles são ótimos para “abrir” os brônquios, e na hora que são usados causam o aumento da frequência cardíaca. Mas não causam efeitos a longo prazo. Pense assim: se você correr o seu coração não vai acelerar e depois voltar ao normal? A mesma coisa acontece com esses remédios.
  • Importante: se você tem asma, ou acha que pode ter, procure um médico alergista. Não faça nenhum tipo de tratamento sem prescrição médica!