Telefones: 3325-3022 / 2432-8351

Publicação

Menopausa & Climatério

Quando iniciar o Tratamento?

Define-se menopausa como a cessação das menstruações por um período mínimo de 6 meses devido a insuficiência de produção hormonal pelos ovários; e climatério é um período prolongado de declínio gradual da função ovariana, iniciando anos antes e persistindo por anos após a própria menopausa. Normalmente ocorre entre os 45 e os 55 anos de idade.

As queixas mais comuns na menopausa são os fogachos (ondas de calor), principalmente na face e no pescoço, ansiedade, fadiga, irritabilidade, cefaléia (dor de cabeça) e insônia.

A retirada cirúrgica dos ovários anterior à menopausa natural também produz sintomas dramáticos de deficiência estrogênica que usualmente requerem suplementação hormonal.

Após alguns meses de menopausa sem tratamento podem surgir as dores durante as relações sexuais, devido ao ressecamento vaginal, também ardor ao urinar e perda da libido (desejo sexual). No sistema cardiovascular há um aumento da aterosclerose com diminuição do fluxo sanguíneo nas artérias coronárias havendo assim um maior risco de infarte do miocárdio. Nesta fase também é comum o aparecimento da osteoporose, que é a redução da massa óssea, ficando sujeito a fraturas.

A terapia de reposição hormonal (TRH) das mulheres no período da menopausa e principalmente no período do climatério objetiva o alivio dos fogachos, prevenção ou tratamento da atrofia urogenital, proteção cardiovascular, conservação da massa óssea, melhorando assim a qualidade de vida destas mulheres.

Atualmente se dispõe de vários esquemas de tratamento de reposição hormonal e deve-se levar em conta a individualização das pacientes visto que os objetivos diferem em cada caso.

Não se pode esquecer de que a reposição hormonal e’ importante, mas outras medidas também se fazem necessárias para minimizar os sintomas ou prevenir os seus aparecimentos; como mudança nos hábitos alimentares, tendo uma dieta rica em fibras e cálcio e diminuir a ingestão de gorduras e carboidratos. Adotar hábitos saudáveis como eliminação do tabagismo, diminuição da ingestão de álcool e de cafeína e praticar exercícios regularmente podendo ser a caminhada diária uma ótima opção contribuem para uma melhor qualidade de vida na menopausa e no climatério.

Dr. Paulo Amaral